Continuação...
Em 2007 começa a fabricar a versão GLS com motor 2.0, mantendo a versão V6 também em produção. Líder no mercado de SUV a Caoa, representante da Hyundai no Brasil começa a estudar a possibilidade de abrir fábrica aqui, o Brasil desperta investimentos externos depois de atingir a 7ª posição na economia mundial dos 192 paises membros da ONU, o que se tornaria em 2011 os BRICS (Brasil - Rússia - Índia - china - Africa do Sul).
Isto gerou incentivos e melhores acordos de importação de veículos que foi um dos agravantes para a popularização do Tucson naquela época. Além de ja contar com 3 anos de mercado nacional o que aumentava a constatação de boa qualidade.
A Tucson gerou uma legião de fãs, tornou-se referência como SUV de entrada, e suas concorrentes começaram a correr para buscar este pedaço de mercado que começava a se tornar mais popular, onde antes era apenas um espaço para SUVs de peso, como a Hilux SW, Santa Fe e Blazer.
Sim, haviam pessoas que comparavam a Tucson aos Semi-Crossovers, apesar de sua categoria ser de SUV de entrada, Middle-SUV ou SUV - Crossover.
Em 2010 a fábrica decide abandonar a linha de motores V6 para não atrapalhar no lançamento da nova Santa Fe e da Nova versão da Tucson Batizada em nosso país de IX35, deixando apenas o motor 2.0 16v de 143CV, que arrastava os mais de 1600kg do utilitário, porém em meu teste se mostrou ágil e eficiente, mas devemos levar em consideração 3 tipos de consumidores para sentir estas mudanças.
Pessoas que saem de um carro acima de 2.0, com mais de 100cvs sentirão ele pesado em arrancadas e em subidas mais íngrimes.
Pessoas que possuem carros de média cilindrada, 1.3, 1.4, 1.6 ou 1.8, não irão considera-lo um carro fraco, sim muito confortável e suave ao dirigir.
Pessoas que saem de um carro popular 1.0, com no máximo 80cv , irão surpreender-se com seu torque e força.
Em 2010 a Hyundai através da CAOA abre fábrica no Brasil, neste ano eram vendidos modelos Importados e Nacionais.
Uma das vantagens dos Nacionais era um pequeno desconto no seguro, isso também porque a Caoa aumentou o número de Autorizadas.
Em 2012 entram no mercado as versões Flex, que segundo alguns relatos de proprietários, demonstrou um consumo levemente elevado, porém isso não é novidade, toda vez que uma empresa migra de um motor a gasolina para o Flex logo em suas primeiras levas eles acabam consumindo um pouco além, mas há consumidores que negam tal informação, podendo assim ser apenas um boato, quando eu fizer o test-drive da Flex, coloco minhas impressões aqui.
Nos dias de hoje onde existe muitas opções no mercado, a Tucson é considerada principalmente pela midia ,um carro ultrapassado.
Em todas as pesquisas que fiz, a Tucson é sem dúvida um grande SUV que conquistou nosso gosto, mesmo para quem compra 0km, ela possui muitos concorrentes de peso, alguns com preços similares outros mais salgados, mas vale lembrar que no final você precisa ver a SUV que traz o melhor custo benefício para você.
Em meu caso eu adquiri uma Tucson V6 4x4 2010, com 10 Air-bags, pois como havia comentado antes, é para levar duas crianças e dois adultos com segurança e conforto.
E muitas pessoas não sabem, mas se procurar bem, encontrará Tucson com teto solar, viva voz, rebatimento dos retrovisores como mostro na foto a direita através deste botão na porta. controle de estabilidade atraves do botão TCS. Detalhes em alumínio no painel, estribos, Brushguard , entre outros opcionais.
Além de uma infinidade de acessórios complementares que possui a venda, basta uma rápida navegada na internet, e facilmente encontramos, Estribos, Máscaras do farol em Led, Central Multimidia com Bluetooth e câmera de ré, sensores de chuva e de acendimento automático dos faróis, sistema de fechamento dos vídros na chave. Chave modelos Canivete, Luzes em outras cores para o Painel, Bull Bar, setas nos retrovisores, Luz interna de LED, Etc...
Não estou afirmando aqui que a Tucson é o maior e melhor SUV do mercado, porém é uma ótima opção para se levar em conta na hora de adquirir um SUV de entrada.
Para complementar breve teremos vídeos de teste da Tucson e quem sabe outros Utilitários esportivos de entrada.
Sejam bem vindos a comunidade Tucson Brasil, trarei toda semana novas notícias, testes e informações sobre este maravilhoso carro.
Fontes: Quatro Rodas, Vrum, Carros na Web, Clubtucson, Manual do proprietário.