top of page

PALESTRA MOTIVACIONAL PARA PROFESSORES

O professor quando vai ministrar suas aulas, está lá por causa dele próprio e seu plano de carreira, dos altos salários que ganha ou ganhará, da escola que paga sempre em dia e valoriza suas atividades, apenas para manter o status de professor, ou pelo amor à profissão, ou pelo prazer de ensinar, tudo isso junto ou nada disso?

 

A maioria dos professores possui ou tem: AMOR à profissão, carreira e ao status de professor e PRAZER em lecionar e desenvolver seus alunos, mesmo os menos aplicados!

 

A maioria das escolas retribui aos seus professores os melhores esforços e recursos disponíveis para construir o ambiente adequado para as atividades educacionais.

 

É sabido que a profissão de professor é uma das mais estressantes! Que por vezes a segurança e integridade física do professor ficam em risco. Que por vezes a competência do professor é colocada em discussão; levando com frequência os professores a trabalharem no limite emocional, físico e psicológico.

 

Desde que os alunos passaram a ser avaliados por instituições governamentais e por consequência suas escolas, isso aumentou ainda mais a pressão psicológica sobre os professores, tanto os que lecionam quanto os que coordenam e nem sempre são consideradas as condições de trabalho, ou algumas vezes as condições de trabalho são usadas como desculpa ou apoio, pelos maus ou pelos bons resultados dos alunos.

 

Pesquisas já sinalizam a diminuição do interesse dos egressos ao mercado de trabalho pela profissão de professor!

 

Na jornada épica da carreira de professor um fato marcante e prejudicial está se fazendo cada vez mais presente:


Professores estão se desconectando, cada vez mais cedo em suas carreiras, dos motivos que o impulsionam, todos os dias, a darem o melhor de si!


A perda do vínculo com os motivos que impulsionam o professor a darem o melhor de si todos os dias permite que os desafios inerentes a sua carreira se tornem muito trabalhosos, desgastantes ou até intransponíveis, levando-o ao trabalho pela exclusiva necessidade de salário. Situação que conduz o professor a diminuição de sua autoestima e felicidade.

 

Desconectados dos motivos que o conduziram a exercer a profissão de professor, o educador sente que em sua rotina há muitas coisas para fazer, o tempo é curto e que não é capaz de cumprir todas as tarefas. Facilmente fica estressado devido a pressão dos prazos das tarefas. Esforços até em padrões homéricos parecem que não surtem efeito ou não são suficientes. Sua carreira de professor torna-se um algoz de cada respiração, de cada pensamento, saindo do campo profissional e afetando sua vida social e familiar, criando e realimentando um círculo vicioso que inevitavelmente poderá afetar sua saúde, sua identidade e sua vida!
 

Mas isso não pode chegar a esse ponto!


Quando uma instituição de ensino, na figura de seus diretores ou coordenadores ou professores, perceberem o aumento do estresse no ambiente educacional, ou diminuição da produtividade dos professores, ou na média as notas dos alunos diminuírem, ou a saúde dos professores sendo afetadas com constância, etc.

 

Então está na hora de:

 

Antes de ações pedagógicas corretivas ou de ações diretivas educacionais, deve-se conectar os professores aos seus motivos!


Não há estratégia de coordenação pedagógica ou ação diretiva que possa funcionar com excelência se não há pessoas com vínculos motivacionais com suas atividades de docentes! Não é o contrário! A ação motivacional não será de fora para dentro! O êxito na mudança, ou melhoria do ambiente educacional, quanto a produtividade e felicidade para professores e alunos, primeiro deve nascer reavivando os motivos que levaram os docentes a decidirem por empreender em suas profissões!Alimentados da energia vital que os move, então sim é tempo de discutir planos de ação estratégica com os professores!
 

Ação motivacional para o professor não é algo que deva ser implantado apenas quando se detecta problemas, é um instrumento que deve ser usado em breves períodos para consistentemente manter-se elevados níveis educacionais com suas métricas de avaliação.

 

Qual recurso pode ser usado como instrumento periódico de fortalecimento dos vínculos do professor com seus motivos?


Dentre os inúmeros produtos e processos que contribuem para a mudança de comportamento do professor, primeiro deve-se optar por aqueles que influenciam a consciência, a sensibilidade para a necessidade de mudanças e o fortalecimento de motivos! E o produto que pode cumprir essa função é a:

 

Palestra Motivacional para o Professor


A Palestra Motivacional para o Professor cumpre função desde que realizado com excelência por um profissional que conhece profundamente o Ser Humano e em como desenvolver seu potencial, que tem prazer no processo ensino - aprendizagem e que se relaciona intimamente com pessoas que vivenciam a rotina, as glórias, conquistas e derrotas dos ambientes educacionais.

Quem é o profissional que pode fornecer uma palestra motivacional para o professor para ajudar a aflorar um motivo supremo dentro do professor, em sinergia com os objetivos da instituição de ensino, que possa sensibilizar o professor a engajar-se em uma causa educacional?
 

Palestrante Motivacional DR. DERONÍ SABBI


A Palestra Motivacional para o Professor do Dr. Deroní Sabbi aborda de maneira diferenciada e dinâmica a resolução de conflitos, o desenvolvimento de habilidades e a otimização dos resultados pessoais e institucionais, o relacionamento, o comprometimento, a saúde física e psíquica e o significado da sua missão.

As palestras motivacionais tratam de vivências práticas e aplicáveis ao dia-a-dia estimulam uma atitude positiva e a busca de resultados pessoais e profissionais.
 

Como é a Palestra Motivacional para o Professor do Dr. Deroní Sabbi?
Com informação atualizada e casos reais, usando recursos audiovisuais, jogos de interação e sensibilização com o grupo, que reforçam o conteúdo, estimulam a interação, a motivação e o entusiasmo entre os participantes.

A palestra motivacional usa técnicas vivenciais que convidam cada professor a participar efetivamente do processo de despertar da consciência para uma causa que contribui para aflorar motivos. Induz à reflexão e aprendizado pelo contato com vivências reais do ambiente educacional.

A palestra motivacional é indicada para alcançar um número expressivo de pessoas ou para pequenos grupos, mobilizando toda a escola ou instituição.

A palestra motivacional é usada em abertura de semestre e ano letivo ou quando a instituição necessita de estímulos para alcançar resultados e superar desafios, a fim de renovar a motivação e a integração da equipe.

A palestra motivacional visa ampliar a visão, expressar a consciência ética e os valores no cotidiano do seu trabalho e de sua vida, contribuindo desta forma para um mundo melhor.

A palestra motivacional pode abranger até 2 horas, ou tomar corpo de um curso para turnos inteiros, de até 4 horas, ou diversos turnos, intensivos ou em módulos sequenciais, dependendo dos objetivos a que se propõe o trabalho. Adequa-se a linguagem e os temas às necessidades de cada instituição de ensino, necessidades essas levantadas pelo palestrante motivacional anteriormente com os coordenadores e diretores.

 

Importante

 

 

A Palestra Motivacional é um recurso que também é proposto para alunos, e pais de alunos, preparando-os para vivenciar os desafios e trunfos dos semestres escolares! 

Quem é o Palestrante Motivacional Dr.Deroni Sabbi?

Entre em contato

Depoimentos

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page